• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > noticia > exibir.php

Intolerância ao Glúten: Conheça Alguns Sinais de que o Seu Organismo Rejeita essa Substância

Publicado em 23/09/2015 às 10:36

O glúten é um dos elementos básicos da alimentação, afinal a proteína é encontrada em pães, bolos, massas, biscoitos e até mesmo naquela cerveja gelada do fim de semana. É... O glúten faz parte de muitas delícias saboreadas por aí, já que ele é uma proteína estrutural do centeio, da cevada e do trigo.

Glúten

Muitas pessoas adoram esses alimentos, mas sentem uma série desconfortos estomacais logo após ingeri-los. Trata-se da intolerância ao glúten que, em casos mais complicados, transforma-se na doença celíaca, caracterizada por uma inflamação no intestino delgado acompanhada de outros sintomas dolorosos. Se ao ingerir alimentos com glúten você experimenta as sensações listadas abaixo, fique atento!

Compulsão por Massas, Pães e Bolos

Contraditoriamente, muitos portadores da intolerância ao glúten podem sentir uma verdadeira compulsão por comer alimentos que possuem essa proteína. Isso porque, de acordo com referências em nutrição, durante a digestão dos alimentos com glúten, ocorre a liberação de exorfinas que estimulam as áreas do cérebro responsáveis pela sensação de euforia e prazer. O problema é que as exorfinas causam a dependência e, por isso, até aqueles que não deveriam ingerir o glúten desenvolvem uma compulsão alimentar por ele.

Cansaço e Falta de Energia

Depois de comer um alimento com glúten, os intolerantes à substância sentem uma intensa fadiga, como se toda a sua energia estivesse indo embora. Esse sintoma ocorre por causa do esforço realizado pelo organismo na tentativa de absorver a proteína e em resposta à desaceleração do metabolismo. Junto ao esgotamento de energia, é possível experimentar também mudanças no humor.

Dor de Cabeça

A intolerância ao glúten poderá manifestar-se com crises de enxaqueca depois de comer um alimento com a proteína ou até mesmo durante muitas horas depois da digestão. Trata-se de uma consequência da concentração de toxinas no cérebro, produzidas pelo organismo ao rejeitar a substância.

Inchaço, Dores Abdominais e Problemas Gástricos

Aquela sensação de ficar “estufado” após comer um pão, um prato de macarrão ou outros alimentos derivados do trigo também pode ser um sinal de intolerância. Mas, esse é o mais leve dos sintomas de intolerância ao glúten. Algumas pessoas apresentam fortes dores no abdômen, refluxo, diarreia e prisão de ventre.

Anemia, Queda de Cabelo e Lesões na Pele

Quando a intolerância ao glúten é grave e constitui a doença celíaca, a inflamação do intestino provocará a perda de ferro e dificultará também o processo de absorção de nutrientes essenciais ao organismo, provocando a queda de cabelo, unhas quebradiças e o surgimento de eczemas, urticárias, psoríase e dermatites.

O que Fazer ao Constatar esses Sinais?

Se você experimenta esses sintomas de intolerância ao glúten em conjunto ou isolados, é hora de procurar um médico especializado no assunto. O problema poderá ser diagnosticado por um gastroenterologista que solicitará os devidos exames laboratoriais para confirmar a rejeição do seu organismo a essa proteína.