• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > noticia > exibir.php

Sonolência, Intestino Preso e Alterações Menstruais: Atenção, Podem Ser Sintomas de Tireoide

Publicado em 23/09/2015 às 10:21

Ao tocar o meio do pescoço, você encontra uma saliência chamada popularmente de pomo de adão. Logo abaixo, está localizada uma das glândulas mais importantes para os processos hormonais do nosso corpo: a tireoide. Quando ocorre algum problema em seu funcionamento, a produção de hormônios metabólicos sofre diversas alterações.

Tireoide

Os sintomas de tireoide relacionados ao mau funcionamento da glândula são variáveis conforme a manifestação da doença, que pode se apresentar de duas maneiras: hipotireoidismo e hipertireoidismo. Na primeira disfunção, a glândula produz uma baixa quantidade de hormônios T4 e T3, enquanto na segunda, esses hormônios são produzidos em excesso. Em ambos os casos, o paciente apresentará alguns sintomas de tireoide específicos, tais como:

Desequilíbrios nos Ciclos de Sono

Com os hormônios T3 e T4 sendo produzidos além do necessário – ou seja, no hipertireoidismo – o portador do problema poderá ter dificuldades em dormir, passando noites em claro ou acordando várias vezes durante a noite, devido ao excesso de atividade metabólica que impede o organismo de “parar” completamente na hora do descanso.

Em contrapartida, aqueles que sofrem com a produção insuficiente desses hormônios podem experimentar sonolência durante o dia, mesmo após dormir uma noite inteira sem pausas. Isso acontece porque o metabolismo acaba ficando lento, levando o paciente a sentir-se sempre cansado.

Problemas Intestinais

Da mesma forma que os hormônios metabólicos agem acelerando ou desacelerando a energia do organismo, eles influenciam nas funções intestinais. Para quem tem hipotireoidismo, é comum a ocorrência da prisão de ventre, comprometendo o trânsito do bolo fecal e a evacuação diária. Já para os pacientes com hipertireoidismo, é possível suceder justamente o contrário: várias evacuações por dia ou diarreias intensas como um dos sintomas de tireoide.

Distúrbios Menstruais

Nas mulheres, as alterações na tireoide podem provocar problemas nos ciclos menstruais. Tanto no hiper quanto no hipotireoidismo, é comum perceber mudanças nos intervalos entre uma menstruação e outra – inclusive, com vários meses de atraso – e volumes diferentes – às vezes com fluxos intensos, outras vezes com quantidades mínimas de menstruação. Com isso, ocorre também os problemas de fertilidade e baixa libido, ocasionados por mudanças nos hormônios de reprodução.

Perda ou Ganho de Peso sem Causa Aparente

Por causa das disfunções metabólicas provocadas pela doença, grande parte dos portadores de hipertireoidismo notam uma perda exagerada de peso em poucos meses. Já o hipotireoidismo causa o oposto: o paciente começa a acumular gorduras em várias partes do corpo, ganhando peso em um curto período de tempo.

O tratamento para alterações na tireoide é realizado por meio de intervenção medicamentosa que visa repor os hormônios ou estabilizar a produção adequada pela glândula. Por fim, se você reconhece esses sintomas, é aconselhável procurar um médico endocrinologista o mais rápido possível. Lembre-se de que apenas um especialista saberá realizar os devidos exames clínicos e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.