• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > noticia > exibir.php

Médica Desabafa sobre As Condições de Trabalho

Publicado em 17/01/2016 às 21:22

Me furei.

Julia Levi
Médica Julia Levi.

Não foi a primeira, nem a segunda e não será a última. Não me chame de irresponsável, qual cirurgião nunca se furou? Conto na mão. Mão usada para trabalhar, operar, a qual cuidamos para que não sofra danos.

Essa mão, que corta, disseca, sutura, assina a alta e atestado de óbito, eu furei. Assim como muitos pensei: deixa para lá. Mas se tratava de paciente com suspeita de HIV, foi com uma agulha grossa e sangrou, então segui o protocolo de exames para exclusão de HIV/ hep C. Se dá positivo: 1 mês de anti retroviral com sintomas tão insuportáveis que muitos desistem dessa profilaxia e que pode ainda não ser eficaz. Para Hep C não existe profilaxia! Sabe o quanto se paga de insalubridade ou quanto um convênio paga para uma cirurgia com esse risco? Muito pouco.

Isso desencoraja um profissional a se submeter a condições péssimas de trabalho, em algum hospital longínquo que além dessa insalubridade ridícula- QUANDO assina a carteira- também não fornece adequadas condições de trabalho. Mas ele aceita trabalhar lá e em outros lugares em que se diz para o paciente: não dá biospsiar e tratar porque não tem material/ aparelho/radio e quimioterapia.

Não faltam médicos que se desdobram em mil para diagnosticar e tratar; dão um jeitinho, largam sua família para se formar e passam anos fazendo faculdade e residência longe; passam natal e ano novo de plantão; pulam seu horário de refeição, imploram uma sala cirúrgica, exame, encaixe.

Há quem diga: você acha sua profissão mais importante. Não, mas é trabalho que exige aptidão, longo período de formação, dedicação imensa e amor porque trabalhamos com vidas e pessoas.

A gente vai embora do trabalho mas o trabalho não vai embora da gente. Trabalhamos com o filho, mãe, pai e irmão de alguém. Penso que a desvalorização, falta de plano de carreira, falta de condições e culpa por todos os problemas da saúde gera essa revolta.
Mas não foi dessa vez (e espero que nunca seja). O exame deu negativo e vou continuar fazendo meu trabalho.

Fonte: https://www.instagram.com/p/65q8S9rPv0/