• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > noticia > exibir.php

A Operação de Transplante de Coração Bem-sucedida que Durou 23 Horas

Publicado em 23/11/2015 às 10:36

O herói da imagem abaixo é o polonês Zbigniew Religa, cirurgião cardíaco, falecido em 08/03/2009 aos 70 anos.

Fotografia premiada pela National Geographic, foi feita por James Stanfield em 1987.
Fotografia premiada pela National Geographic, foi feita por James Stanfield em 1987.

Em 1987, o médico Zbigniew Religa realizou uma operação de transplante de coração bem-sucedida que durou 23 horas.

Na imagem que comprova o fato podemos ver o médico Zbigniew Religa acompanhando os sinais vitiais do paciente enquanto seu assistente está exausto dormindo no canto direito.

O transplante foi realizado com uma tecnologia incrivelmente ultrapassada. Na época, embora o sistema de saúde gratuito da Polônia tivesse ajudado a milhões de pessoas, os poloneses também sofriam com a falta de investimentos públicos na área da saúde.

O médico Zbigniew Religa viveu a maior parte da vida trabalhando e lecionando em Varsóvia, mas também estudou em Nova Iorque e Detroit. Ele foi um dos cardiologistas mais renomados na Polônia, famoso por ser pioneiro em tecnologia médica.

Ele realizou o primeiro transplante de coração bem sucedido no país e, em 1995, se tornou o primeiro cirurgião a transplantar uma válvula artificial, criada a partir de materiais retirados de cadáveres humanos.

No campo político também foi ministro da saúde da Polônia de 2005 a 2007.

25 anos depois, seu paciente segura a premiada imagem de sua operação.
25 anos depois, seu paciente segura a premiada imagem de sua operação.

Muitas vezes os médicos são submetidos a situações extermas, onde precisam lutar contra seus próprios limtes físicos e mentais para salvar vidas. O reconhecimento é o maior agredecimento que eles podem receber.

Hoje mais de 5.000 transplantes de coração são realizados em todo o mundo a cada ano e a cirurgia leva "apenas" 6 horas. Saudemos a evolução da medicina e a perseverância de nossos heróis médicos.