• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > noticia > exibir.php

Queda de Cabelo: Você Pode Combatê-la com Mudanças na Rotina e na Alimentação

Publicado em 19/10/2015 às 12:45

De repente você acorda e se depara com uma quantidade anormal de fios de cabelos espalhados no travesseiro. O episódio também pode acontecer no chuveiro, ao lavar ou pentear as madeixas e perceber que há vários fios se desprendendo do couro cabeludo. 

Queda de Cabelo

Sim, estamos falando da queda de cabelo, um dos problemas mais comuns na rotina moderna, que afeta homens e mulheres de diferentes idades e estilos de vida.

Quando a queda de cabelo não é decorrente de uma doença ou condições genéticas de predisposição à calvície, é necessário investigar as causas do problema que, na maioria das vezes, está em uma deficiência de vitamina para cabelo, altos níveis de estresse e um cotidiano sem atividades físicas.

Os cabelos Necessitam de Vitaminas, Minerais e Aminoácidos Essenciais

Conforme apontam referências em tricologia e dermatologia, os cabelos dependem de alguns fatores para estarem sempre saudáveis e em crescimento.  Uma dieta rica em vitaminas do complexo B, ácido fólico, biotina, vitamina E, A, H e ácido para-aminobenzoico é fundamental para manter os fios fortes, brilhantes e evitar a queda de cabelo resultante de uma carência nutricional. 

Para ingerir toda essa quantidade de vitamina para cabelo diariamente, é aconselhável acrescentar ao cardápio os seguintes alimentos: peixes magros, cereais integrais, vegetais verdes folhosos, frutas cítricas, castanhas, soja, ovos, cevada e leguminosas.

A Queda de Cabelo Também Pode Estar Ligada ao Estresse

Quando a rotina é cheia de tensão e preocupações, o organismo produz diversas substâncias para dar um “sinal de alerta” ao estresse. Uma delas é o excesso do hormônio cortisona, que acaba influenciando no ciclo de vida capilar e causando a queda de cabelo. Outra substância é o estriol, que prejudica a absorção de nutrientes pelo couro cabeludo, provocando a pausa do crescimento dos fios.

Para reverter a queda capilar provocada pelo estresse, além de ingerir alimentos com vitamina para cabelo, é crucial “ desacelerar” o ritmo da rotina, evitando a ansiedade, o nervosismo e a inquietação.  Também é indicado procurar atividades relaxantes como caminhadas ao ar livre e estabelecer uma rotina de exercícios físicos para estimular a produção de serotonina – um hormônio que traz a sensação de bem-estar, combatendo assim os altos níveis de estresse.

Por fim, é importante frisar que, caso a queda de cabelo persista mesmo com a mudança na alimentação e nos hábitos do cotidiano, é hora de procurar o auxílio de um dermatologista ou tricologista para averiguar as causas do problema por meio de exames clínicos.