• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > noticia > exibir.php

Emagrecimento e Alimentos Termogênicos: Saiba Porque Você Deve Inclui-los em Sua Dieta

Publicado em 19/10/2015 às 12:45

A busca por como emagrecer de maneira saudável tem sido a meta de muitos homens e mulheres que sonham em conquistar uma boa forma, mas sem recorrer a procedimentos cirúrgicos e medicações ditas “milagrosas”. Conforme indicam referências em nutrição, a melhor maneira de perder os quilos extras sem prejudicar a saúde do organismo é fazendo uma reeducação alimentar.

Alimentos Termogênicos

Há alguns alimentos que, quando aliados a uma jornada diária de exercícios físicos e a uma dieta equilibrada, contribuem para emagrecer, acelerando o metabolismo e aumentando o gasto calórico. São os alimentos termogênicos, responsáveis por elevar a temperatura corporal e favorecer a queima de gordura.

Como Emagrecer: Ervas e Especiarias Naturais

Boa parte dos alimentos termogênicos encontram-se na forma de ervas, tais como: ervas verdes, erva mate e hibisco. É possível consumi-las em chás ou também em cápsulas encontradas em lojas de produtos naturais, sempre com o auxílio de um nutricionista para prescrever a melhor dosagem de acordo com as particularidades do seu organismo.

As especiarias como pimenta caiena, pimenta preta, canela, mostarda, gengibre e cardamomo também são termogênicas. Estas podem ser usadas para emagrecer não apenas em chás, mas como tempero de saladas, sopas e até sucos que auxiliam na eliminação de toxinas.

Como Emagrecer: Alimentos Termogênicos e Suas Várias Funções

Embora sejam sugeridas para emagrecer e facilitar a queima de gordura, as ervas e especiarias termogênicas não possuem somente essa finalidade. Na verdade, elas contêm uma série de nutrientes vitais para as funções digestivas, hepáticas e manutenção do colesterol, sendo amplamente recomendadas para a prevenção de doenças metabólicas, renais, cardiovasculares e do envelhecimento precoce.

No entanto, os alimentos termogênicos não devem ser acrescentados à dieta para emagrecer quando há alguma contraindicação, tais como: pressão alta, arritmia cardíaca, gestação e amamentação. Isso porque a maioria desses alimentos possuem concentrações naturais de cafeína, que podem trazer efeitos colaterais indesejados nessas circunstâncias.

Por isso, antes de incluir ervas e especiarias termogênicas em sua dieta para emagrecer, consulte um endocrinologista para realizar os devidos exames e identificar se há alguma contraindicação ao consumo desses alimentos.

Como Emagrecer: Termogênicos Não Fazem Efeito Isolados

Por fim, como já mencionado, os alimentos termogênicos devem ser combinados a uma reeducação alimentar e treinos esportivos para emagrecer. Isso significa que, se o objetivo for manter hábitos sedentários e uma dieta hipercalórica, a inclusão de ervas e especiarias termogênicas não será significativa para queima de gordura.

Os profissionais especializados em emagrecimento saudável são o endocrinologista e o nutricionista. Para iniciar sua dieta sem nenhum risco para a saúde, consulte ambos os profissionais.