• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > noticia > exibir.php

Refrigerante: Uma Bomba de Açúcar no Sangue a Cada Latinha Ingerida

Publicado em 19/10/2015 às 12:11

Uma lata de refrigerante gelada é o primeiro desejo de muitas pessoas quando bate aquela sede em um dia de calor. Outros já fazem o pedido em quaisquer circunstâncias de refeição, como almoço, lanche, jantar ou durante uma pausa para saborear alguns petiscos com os amigos.

Refrigerante

Poucos sabem, mas o refrigerante faz mal e o hábito de tomá-lo frequentemente pode ser um dos maiores vilões da saúde. E, não é exagero: a bebida é o que os nutricionistas chamam de “calorias vazias”, compostas apenas por uma grande quantidade de açúcar, corante, conservantes e cafeína. O número de vitaminais e outros nutrientes? Zero.

Refrigerante Faz Mal: Um “Pico” de Produção de Insulina

A prova de que o refrigerante faz mal é que uma lata do líquido contém, nada mais, nada menos que, dez colheres de açúcar. Um único copo da bebida deveria ser extremamente enjoativo e provocar até vômitos durante a ingestão, mas o sabor do açúcar é totalmente “mascarado” pelo ácido fosfórico.

De qualquer forma, essas dez colheres de açúcar não sentidas pelo paladar entram quase de imediato na corrente sanguínea, fazendo com que o pâncreas trabalhe dobrado para produzir insulina e equilibrar os níveis de glicose no organismo. Como resultado do excesso de açúcar, ocorre também a sobrecarga do fígado que transformará a substância em pura gordura.

Refrigerante Faz Mal: Aumento da Pressão Arterial

Como o refrigerante possui altas concentrações de cafeína, sua ingestão provoca o aumento da pressão e a aceleração do metabolismo. O refrigerante faz mal porque depois de algumas horas da ingestão vem o “efeito rebote”: os níveis de açúcar e cafeína no organismo são reduzidos drasticamente para evitar tonturas, causando mudanças de humor e sonolência.

Em longo prazo, o refrigerante faz mal, pois acaba se transformando em um vício, com grandes malefícios para a saúde, tais como: predisposição para diabetes, doenças cardiovasculares, disfunções renais, obesidade e até mesmo osteoporose.

Refrigerante Faz Mal: Alternativas Saudáveis

De acordo com referências em nutrição, o refrigerante faz mal e deve ser evitado ao máximo ou consumido com moderação, apenas uma vez por semana. As alternativas para refrescar-se e matar a sede no calor devem ser os sucos naturais ou a água de coco, que são ricos em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras. Diferentemente das bebidas artificiais gaseificadas, os sucos de frutas são excelentes para fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no bom funcionamento de diversos órgãos.

Para saber mais sobre hábitos alimentares prejudiciais à saúde, consulte um endocrinologista ou nutricionista.