• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > noticia > exibir.php

Depressão e Seus Sintomas Físicos

Publicado em 23/09/2015 às 10:29

Considerada como a "doença do século", a depressão afeta milhões de pessoas em todo O mundo, comprometendo não apenas o equilíbrio emocional, mas também a saúde do corpo. Poucos sabem, mas a depressão é capaz de provocar uma série de sintomas físicos, intensificando os problemas psicoemocionais e prejudicando órgãos específicos, além de transformar a rotina em algo impossível de ser cumprido.

Depressão

É por isso que, em muitos casos, os pacientes depressivos se queixam de dores, tensão, falta de apetite, sensação de aperto no peito, azia, dentre outras patologias ligadas à doença.   Unidos a uma visão pessimista do mundo, das pessoas e da vida, esses sintomas de depressão acabam por provocar a total falta de vontade de sair de casa, trabalhar, participar de atividades sociais ou em família.

Acompanhe, a seguir, os principais sintomas de depressão que afligem fisicamente ao paciente depressivo:

Sistema Digestivo e Intestinal

É comum que os indivíduos com depressão sintam desconfortos nos processos gastrointestinais, tais como: flatulência, queimação na boca do estômago, cólicas abdominais, prisão de ventre e/ou diarreia. Isso ocorre porque muitos dos distúrbios emocionais são causados por deficiências na produção de neurotransmissores e, de acordo com referências médicas, quando os comandos do cérebro para o sistema digestivo sofrem "falhas", o resultado são problemas no estômago e intestinos.

Cefaleias Tensionais

Outro problema físico em pacientes com sintomas de depressão são as cefaleias tensionais:  dores de cabeça que irradiam para a nuca, têmporas e testa, surgindo como "pontadas" ou pressão latejante nessas regiões ou também em forma de pressão por toda a cabeça. Trata-se de uma resposta à somatização das emoções, medos e frustrações que são descarregadas no corpo e, na maioria das vezes, transformam-se em dores.

Sistema Imunológico

Quando uma pessoa não está em pleno equilíbrio emocional, o organismo responde com cargas excessivas do hormônio cortisol, que afeta o sistema de defesa e imunidade. O resultado desse sintoma de depressão é o aumento dos resfriados, infecções por vírus e bactérias, além da falta de disposição em praticamente 24 horas do dia.

Falta de Concentração e Dificuldade de Raciocínio

Em estado normal, o cérebro é capaz de produzir substâncias que auxiliam na concentração e resolução de problemas lógicos.  Com a depressão, o paciente acaba perdendo a capacidade de concentrar-se até nas tarefas mais simples e tomar decisões que exigem raciocínio.  Inclusive, é por esse motivo que muitos abandonam o trabalho e os estudos, pois sentem que precisam fazer muito esforço para terminar as atividades exigidas.

Sonolência ou Insônia

Além do sentimento de tristeza constante e uma vida vista em cor cinza, os pacientes com sintomas de depressão podem experimentar distúrbios do sono, ora dormindo em excesso, ora passando várias noites sem dormir, imerso em preocupações ou reflexões negativas.

É importante ressaltar que apenas um médico psiquiatra poderá diagnosticar a depressão. Portanto, consulte um especialista, caso apresente esses e outros sintomas de depressão para iniciar o tratamento adequado com antidepressivos e outras intervenções terapêuticas.