• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > artigo-medico > exibir.php

Lesão SLAP

Publicado por Jorge Assunção em 03/06/2016 às 23:28

Lesão SLAP

As lesões SLAP são aquelas que ocorrem no lábio superior da glenóide. A glenóide é a superficie articular da escapula que articula com a cabeça do úmero formando a articulação do ombro. O lábio é uma estrutura que circunda a superfície articular da glenóide aumentando sua área e a estabilidade do ombro, evitando que ele luxe com a movimentação.

            Estas lesões foram descobertas apenas há 25 anos com o desenvolvimento das técnicas de artroscopia e melhora dos métodos diagnósticos. Comumente estas lesões acometem a origem do músculo biceps, pois um dos tendões deste músculo origina-se nesta região.

 

            O que causa as lesões SLAP?

            As lesões podem ter origem traumática durante uma atividade esportiva, queda ou outro acidente. Também podem ter origem degenerativa por motimentos repetitivos com os ombros. É comum sua presença em atletas de esporte de arremesso (tênis, vôlei, atletismo).

 

            Como é feito o diagnóstico?

            Os pacientes com lesão SLAP referem dor no ombro que não tem uma localização específica, o que dificulta o diagnóstico. Em geral, o exame clínico do paciente pode ajudar, mas não confirma o problema. As lesões SLAP dificilmente são doenças isoladas nos ombros dos pacientes, normalmente as encontramos associadas a lesões do manguito rotador ou outras alterações degenerativas que confundem o diagnóstico. A ressonância magnética ou artroressonância (ressonância com contraste) são os exames que podem confirmar o dignóstico.

 

            Como é o tratamento das lesões SLAP?

            As lesões  tipo SLAP não são todas tratadas cirurgicamente. A maioria das lesões são degenerativas, existe apenas uma leve alteração no lábio superior da glenóide.  Para estes pacientes o tratamento fisioterápico está indicado.  Os objetivos da reabilitação são alongamento da cápsula posterior do ombro que eventualmente está pouco alongada e fortalecimento da musculatura ao redor da escápula e dos rotadores externos e internos dos ombros. Atualmente, mesmo em pacientes jovens e atletas com lesões onde há destacamento do lábio, a reabilitação fisioterápica é o tratamento inicial, pois pode ser o suficiente para eliminar a dor do paciente e permitir a prática esportiva normal sem necessidade de um longo período de reabilitação.

 

            Quando está indicado o tratamento cirúrgico e qual o melhor tratamento?

            A minoria dos pacientes com lesão SLAP precisa de tratamento cirúrgico. Ele está indicado apenas quando não há melhora com a reabilitação fisioterápica. Existem 02 tipos de cirurgia: o reparo do lábio superior e a tenodese do biceps. A primeira opção é indicada para pacientes abaixo de 40 anos de idade e a tenodese do biceps para aqueles com mais de 40 anos.

            No reparo da lesão SLAP, o lábio é reinserido na porção superior da glenóide com auxílio de âncoras. Na tenodese, o biceps é cortado de seu local original e reinserido no úmero com auxílio de âncoras ou parafusos. Ambas técnicas são feitas por artroscopia. As principais complicações do tratamento cirúrgico são dor residual, perda de força do arremesso e rigidez que podem ser minimizadas com a ecolha da técnica adequada.

 

            Como é o pós-operatório da lesão tipo SLAP?

            Após a cirurgia o paciente deve ficar imobilizado com tipóia por 1 mês, exercícios para ganho de amplitude da movimentação são iniciados após este período. Fortalecimento é iniciado após 3 meses da cirurgia e o retorno ao esporte de 5 a 6 meses.

 

            Cisto paralabral e a lesão tipo SLAP

            Algumas lesões tipo SLAP podem favorecer a formação de cistos ao redor da articulação do ombro, chamados cistos paralabrais. Este cisto é benigno e formado pelo acúmulo de líquido articular que escapa da articulação pela lesão tipo SLAP. A maioria dos cistos são assintomáticos e não necessitam ser tratados, mas alguns quando grandes podem comprimir algum nervo e levar a dor e diminuição da força. Quando existe esta compressão devem ser tratados cirurgicamente o cisto e a lesão tipo SLAP.  

Fonte: http://ortopediaeombro.com.br/ombro/