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Como sabemos se a criança está com algum atraso?

Publicado por Adilson Rossi Ceron em 18/04/2021 às 22:19

 

Como sabemos se a criança está com algum atraso?

 

Os marcos do desenvolvimento são as ações que a maioria das crianças conseguem fazer em determinadas idades. Eles podem sofrer influência de fatores como genética, ambiente e estímulos e envolvem habilidades motora grosseira, motora fina, de linguagem, cognitivas, sociais e emocionais. Cada criança tem o seu tempo, mas atrasos persistentes podem indicar que algo não está normal e esta delimitação temporal do desenvolvimento é um importante indicador da saúde da criança.

Veja a seguir os principais sinais de alerta para atrasos dos marcos do desenvolvimento:

2 meses
Não reage a sons altos
Não observa o movimento das coisas
Não sorri para as pessoas
Não leva as mãos à boca
Não consegue manter a cabeça erguida ao elevar o tronco quando está de bruços

4 meses
Não observa o movimento das coisas
Não sorri para as pessoas
Não consegue erguer a cabeça firmemente
Não faz barulhos ou emite sons
Não traz coisas à boca
Não empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura
Tem dificuldade em movimentar um ou ambos os olhos em todas as direções

6 meses
Não tenta pegar objetos que estão ao alcance
Não mostra afeto por seus cuidadores
Não responde aos sons ao seu redor
Apresenta dificuldade em levar objetos à boca
Não emite sons vogais (“ah”, “eh”, “oh”)
Não rola em nenhuma direção
Não ri ou emite sons agudos
Parece bem duro, com músculos contraídos
Parece bem mole, como uma boneca de pano

9 meses
Não suporta o peso nas pernas com apoio
Não senta com ajuda
Não balbucia (“mama”, “baba”, “dada”)
Não joga nenhum jogo envolvendo dar e receber
Não responde ao próprio nome
Não parece reconhecer pessoas familiares
Não olha para onde você aponta
Não transfere os brinquedos de uma mão para outra

1 ano
Não engatinha
Não consegue ficar de pé com apoio
Não procura objetos que viu você esconder.
Não fala palavras simples como “mama” ou “papa”
Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça
Não aponta para objetos
Perde habilidades que já teve

1 ano e meio
Não aponta para mostrar coisas para outras pessoas
Não consegue andar
Não sabe para que servem objetos comuns
Não imita os outros
Não adquire novas palavras
Não tem um vocabulário de pelo menos 6 palavras
Não percebe ou liga se um cuidador sai ou retorna
Perde habilidades que já teve

2 anos
Não usa frases de 2 palavras (por exemplo, “beber leite”)
Não sabe o que fazer com coisas comuns, como escova, telefone, garfo, colher
Não imita ações e palavras
Não segue instruções simples
Não anda com firmeza
Perde habilidades que já teve

3 anos
Cai muito ou tem dificuldade com degraus
Baba ou apresenta fala não clara
Não consegue manusear brinquedos simples (como painéis furados, quebra-cabeças simples, maçaneta de virar)
Não usa frases para se comunicar
Não entende instruções simples
Não brinca de faz de conta ou de mentirinha
Não quer brincar com outras crianças ou com brinquedos
Não faz contato com os olhos
Perde habilidades que já teve

4 anos
Não consegue pular no mesmo local
Apresenta dificuldade para rabiscar
Não mostra interesse em jogos interativos ou de faz de conta
Ignora outras crianças ou não responde a pessoas fora da família
Resiste à troca de roupa, hora de dormir e ir ao banheiro
Não consegue contar uma história preferida
Não segue comandos de 3 partes
Não entende “igual” e “diferente”
Não usa “eu” e “você” corretamente
Fala de forma não compreensível
Perde habilidades que já teve

5 anos
Não mostra uma série de emoções
Demonstra comportamentos extremos (medo, agressividade, timidez ou tristeza fora do comum)
Retraído e pouco ativo fora do comum
É facilmente distraído, tem dificuldade em focar em uma atividade por mais de 5 minutos
Não responde às pessoas, ou responde apenas superficialmente
Não consegue separar o real do imaginário
Não brinca de uma série de jogos e atividades
Não consegue dizer seu nome e sobrenome
Não usa plurais e tempo passado corretamente
Não fala sobre as atividades ou experiências diárias
Não faz desenhos
Não consegue escovar os dentes, lavar e enxugar as mãos, ou se despir sem ajuda
Perde habilidades que já teve

Caso perceba que algo não está normal com o seu filho, marque uma avaliação com o pediatra. Ele é o profissional capacitado para diagnosticar inicialmente atrasos do desenvolvimento infantil e direcionar a criança para o serviço especializado necessário. Não deixe de consultar rotineiramente com o médico pediatra. O acompanhamento nas consultas de puericultura pode fazer com que a identificação de anormalidades ocorram o mais precocemente possível. Saiba mais em “Com qual frequência a criança deve ir ao pediatra?

Referências:

1. Centers for Disease Control and Prevention. Tools for Tracking Milestones. All Checklists with Tips.

2. Os importantes marcos do desenvolvimento infantil.  Disponível em https://www.adilsonceron.med.br/post/os-importantes-marcos-do-desenvolvimento-infantil