• Menu
Classe Médica
Busca
Fechar
  • Menu
Classe Médica
Você está em Inicial > artigo-medico > exibir.php

Saiba o que é a Rinoplastia Funcional

Publicado por Leandro Pellarin em 20/09/2019 às 09:44

Muitas são as dúvidas acerca da cirurgia plástica no nariz, em especial, a diferença entre a rinoplastia funcional e a estética. A funcional atua para melhorar a respiração do paciente, enquanto a estética para tornar a simetria facial mais bela.

A indicação da rinoplastia funcional ou estética é com base em análise criteriosa do paciente, sendo possível a realização da plástica no nariz para as duas condições.

Antes e depois de uma rinoplastia funcional

Saiba a seguir algumas peculiaridades acerca da cirurgia plástica no nariz funcional cedidas pelo cirurgião plástico Dr. Leandro Pellarin.

Quando é indicada a rinoplastia funcional?

A respiração tem papel fundamental no organismo. Entretanto, condições congênitas, traumas ou lesões ocorridas ao longo do desenvolvimento do paciente podem resultar em problemas e dificuldades respiratórias.

As doenças ou situações comuns que levam a indicação de uma rinoplastia funcional são:

A indicação ao procedimento pode vir após uma consulta com um cirurgião plástico que tem experiência em rinoplastia ou por um otorrinolaringologista.

É comum o paciente fazer a opção pela cirurgia plástica no nariz combinada, ou seja, a rinoplastia funcional e estética. Neste caso, a denominação da cirurgia é rinosseptoplastia.

Benefícios da rinoplastia funcional

O principal benefício de quem se submete a uma cirurgia plástica no nariz funcional é a melhora da respiração. Um quadro constante de quem tem problemas respiratórios é a sensação de nariz entupido de forma constante.

Esse paciente costuma usar, de forma contínua, descongestionantes nasais, sendo que isso pode acarretar problemas no futuro. Isso ocorre devido ao automedicamento e pela não procura por tratamentos junto a um profissional qualificado.

Cuidados antes da cirurgia plástica no nariz funcional

É importante que o paciente faça exames laboratoriais e de imagem antes de se submeter a uma rinoplastia funcional. Com esses exames em mãos e o aval do anestesista — que precisa atestar que o paciente está apto para receber uma anestesia — o cirurgião, seja ele plástico ou otorrinolaringologista, pode traçar o plano cirúrgico para a correção da condição.

Optar por profissionais devidamente certificados e licenciados junto às suas entidades de classe é importante, assim minimizam-se os riscos de um procedimento incorreto e a necessidade de uma cirurgia secundária, que tem maior complexidade.

Caso a cirurgia seja realizada por um cirurgião plástico, verifique se o profissional é habilitado junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Já se a opção é por um otorrino, verifique a qualificação dele junto à Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).

Pós-operatório da rinoplastia funcional

O tempo de recuperação após uma rinoplastia funcional é de 20 dias. É necessário que o paciente fique afastado de suas atividades laborais ou estudantis, evitando infecções e que ocorra algum incidente, que leve a um problema durante o período de recuperação.

O resultado, ou seja, a melhora respiratória será sentida pelo paciente após 30 dias do procedimento. É incomum a ocorrência de recidiva, ou seja, necessidade de uma nova cirurgia plástica no nariz funcional posteriormente.

Mas é preciso que o paciente siga à risca todas as indicações e cuidados feitas pelo cirurgião para colaborar no sucesso da rinoplastia funcional.